domingo, 19 de maio de 2013

Fome



 
“E chamou a fome sobre a terra; fez mirrar toda a planta do pão”
Salmo 105.16

          O termo Ra`ab רעב   - quer dizer “escassez de víveres ou fome”. Esta palavra aparece cerca de 101 vezes no original hebraico em todos os períodos bíblicos.  Mas outro significado mostra: “falta de comida em certa área geográfica” [1]

          Amós profetiza  ”Além disso, retive de vós a chuva, faltando ainda três meses para a ceifa; e fiz chover sobre uma cidade e sobre outra não fiz chover; sobre um campo choveu, mas o outro, sobre o qual não choveu, se secou”  (Amós 4.7)

           Já na época de Ageu observamos que o povo semeava muito e colhia pouco e que eles comiam, mas não se fartavam (Ag 1.6).

           Assim podemos observar na Bíblia a fome como meio de:

Ø Julgamento: “Negam ao Senhor e dizem: Não é Ele; e nenhum mal nos sobrevirá, não veremos espada nem fome” (Jr 5.12)

Ø Advertência: “Então, Elias, o tisbita, dos moradores de Gileade, disse a Acabe: vive o Senhor, Deus de Israel, perante cuja face estou que nestes anos nem orvalho nem chuva haverá, senão segundo a minha palavra”   (1 Rs 17.1)


Ø  Correção: “E houve, em dias de Davi, uma fome de três anos, de Ana  em ano; e Davi consultou a Senhor e o Senhor lhe disse: É por causa de Saul e da sua casa sanguinária, porque matou os gibeonitas”   (2 Sm 2.1)


Ø Castigo: “Quando jejuarem não ouvirei o seu clamor... Antes eu os consumirei pela espada e pela fome e pela peste” (Jr 14.12)


           Estudos escatológicos sobre a Grande Tribulação afirmam que nesse tempo haverá sofrimento e fome. A escassez de alimentos levará ao racionamento de comida.
 
 

“E havendo aberto o terceiro selo ouvi dizer ao terceiro animal: Vêm e Vê. E olhei, e eis um cavalo preto; e o que estava sentado sobre ele estava com uma balança na mão. E ouvi uma voz no meio dos quatros animais, que dizia: uma medida de trigo por um dinheiro; e três medidas de cevada por um dinheiro; e não danifique os azeite e o vinho.”

Apocalipse 6.5,6




[1] Gênesis 12.10





Nenhum comentário:

Postar um comentário