segunda-feira, 19 de agosto de 2013

VULCÃO NA NOVA ZELÂNDIA

Vulcão entra em erupção na costa leste da Nova Zelândia

Vulcão da Ilha Branca lança nuvem de vapor a 2 km de altura.
Fenômeno não causa problemas no tráfego aéreo nem danos materiais

Um vulcão situado na Ilha Branca, na costa leste da Nova Zelândia, entrou em erupção nesta terça-feira (20) e lançou uma nuvem de vapor de 2 km de altura. Segundo as autoridades, o fenômeno não causou danos materiais e nem problemas no tráfego aéreo na região.
A agência governamental GNS Science indicou que a erupção ocorreu por volta das 19h23 (da segunda, 19, em Brasília) na Ilha Branca, um terreno desabitado da Baía de Plenty, na Ilha Norte do país.

Imagem mostra vapor saindo do vulcão da Ilha Branca. (Foto: Instituto de Ciências Geológicas / AFP Photo)

Os analistas descreveram a erupção como pequena, com duração de aproximadamente 10 minutos, e informaram que o vulcão lançou nuvens de vapor.
De acordo com a agência governamental, a atividade vulcânica não está relacionada com os movimentos telúricos registrados na última semana no Estreito de Cook.
Há pouco mais de um ano, no dia 7 de agosto de 2012, o vulcão Tongariro, situado na parte central da Ilha do Norte da Nova Zelândia, despertou com uma erupção que lançou rochas até 1 km de altura e espalhou cinzas acima dos 6 mil metros após permanecer inativo por 115 anos.
Em 1953, por causa de um deslizamento de terra após sua erupção, o vulcão Ruapehu causou a morte de 151 pessoas ao provocar um acidente ferroviário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário