segunda-feira, 10 de fevereiro de 2014

ACORDO CLIMÁTICO

Presidentes dos EUA e da França defendem acordo climático ambicioso

Obama e Hollande pediram medidas concretas para reduzir emissões.
Publicação de artigo conjunto coincide com visita do francês aos EUA


Os presidentes da França, François Hollande, e dos EUA, Barack Obama, durante encontro no Salão Oval da Casa Branca nesta sexta-feira (18) (Foto: AFP)

Os presidentes da França, François Hollande, e dos EUA, Barack Obama, durante encontro no Salão Oval da Casa Branca em 18 de maio de 2012 (Foto: AFP)

Os presidentes da França, François Hollande, e dos Estados Unidos, Barack Obama, defenderam um acordo climático ambicioso em um artigo conjunto publicado nesta segunda-feira (10) nos jornais "Le Monde" e "Washington Post".
"Seguimos estimulando a todos os países que se associem a nossa busca de um acordo mundial ambicioso e global para a redução das emissões de gases com efeito estufa com medidas concretas", escrevem Obama e Hollande.
Os dois presidentes recordam que no próximo ano Paris receberá uma conferência sobre o clima que será vital para o futuro do planeta.
A publicação do artigo coincide com a visita oficial aos Estados Unidos de François Hollande, que viaja nesta segunda-feira a Washington.
"Arraigada em uma amizade de mais de dois séculos, nossa cooperação cada dia mais estreita constitui um modelo de cooperação internacional", completaram os dois chefes de Estado no texto, que tem como título 'Uma aliança transformada' e é acompanhado de uma foto dos dois presidentes sorridentes um ao lado do outro.
Hollande e Obama também citam suas posições sobre o Irã e a Síria. Afirmam que a África é o cenário mais visível da "nova cooperação" entre os dois países.
"Mais que em nenhum outro local, a África talvez seja o local onde nossa nova cooperação tem sua expressão mais visível", afirmaram, com referências em particular ao Sahel e à República Centro-Africana.

"Paralelamente ao novo impulso de nossa aliança no cenário mundial, queremos aprofundar nossa relação econômica", destacaram os dois presidentes, que pediram uma "associação para o comércio e o investimento" entre União Europeia e Estados Unidos para criar "mais intercâmbios, mais empregos e mais possibilidades de exportação, principalmente nas pequenas empresas de nossos dois países".

Nenhum comentário:

Postar um comentário