segunda-feira, 20 de janeiro de 2014

Ucrânia - Protestos

20/01/2014 10h10 - Atualizado em 20/01/2014 14h57

Tensão segue após noite violenta 

200 mil se reuniram em praça em manifestação por entrada do país na UE.
Leis de repressão a manifestantes avivaram atos da oposição na Ucrânia.

Protestos na Ucrânia reúnem milhares (Foto: Genya Savilov/AFP)A tensão entre os manifestantes pró-europeus e as forças de segurança seguia nesta segunda-feira (20) em Kiev, após uma noite de violentos confrontos e num momento em que o poder se comprometeu a criar uma comissão de conciliação.
Centenas de manifestantes seguiam pela manhã na Praça da Independência de Kiev, onde passaram a noite, e ainda eram registrados alguns confrontos, com lançamentos esporádicos de pedras ou coquetéis molotov por parte dos manifestantes contra as forças de segurança.
Quase 200 mil pessoas se reuniram no domingo (19) neste local, epicentro dos protestos que começaram em dezembro, quando o presidente ucraniano, Viktor Yanukovich, se negou a assinar um acordo de associação com a União Europeia (UE) e optou por uma aproximação com a Rússia.
Os protestos diminuíram após a assinatura de um acordo econômico com Moscou, mas a aprovação, no último dia 17, de uma série de leis que introduzem ou reforçam as sanções contra os manifestantes avivaram novamente os protestos da oposição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário