domingo, 19 de maio de 2013

O Medo Constante

 
11 de Setembro
 

        Uma simples data do calendário passou a denominar uma das maiores catástrofes ocorrida nos EUA.  O terrorismo que em tempos passados era concentrado e até característicos de apenas algumas regiões, globalizou-se. Passou a ser visto como um problema mundial.



 
 
 


         O termo terrorismo apareceu pela primeira vez em 1798 referindo-se ao regime de terror em que a França mergulhou entre os anos de 1793/4.  A onda anarquista que grassou a Europa em fins do século XIX também é mencionada por alguns historiadores como terrorismo.

         Somente em 1912 surgiram os primeiros atos terroristas com as mesmas características que comecemos hoje. A ação de grupos macedônios ao colocarem bombas em trens internacionais deu início a essa onda de terror. Até então os dicionários denominavam terrorismo da seguinte forma: “pessoas que espalham boatos assustadores, que prediz catástrofes ou acontecimentos funestos; pessimistas”. 1

 


“E não enterneça o vosso coração, não temais pelo rumor que se ouvir na terra; porque virá num ano, um rumor, depois noutro ano, outro rumor; e haverá violência na terra, dominador contra dominador”

Jeremias 51.46

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário