sábado, 13 de julho de 2013

AQUECIMENTO GLOBAL

A força do consenso climático

  • Pesquisa da Universidade de Queensland mostra que mais de 90 por cento dos cientistas concordam que emissões associadas à ação humana intensificaram aquecimento global



Homem vê icebergs derretendo na Groenlândia
Foto: The New York Times
Um estudo que decidiu revisitar o consenso entre os cientistas de que o aquecimento global é um fato e tem como causa a ação do homem reconfirmou ambas as noções. John Cook, da Universidade de Queensland, na Austrália, e uma série de coautores contaram com a ajuda de leitores do site Skeptical Science espalhados pelo mundo para analisar 11.944 resumos de artigos sobre ciência climática publicados em periódicos científicos entre 1991 e 2011.
O levantamento mostrou que 32,6% deles explicitamente responsabilizam a Humanidade pelas mudanças climáticas, contra apenas 0,7% que rejeitam a ideia e 0,3% incertos quanto às causas do aquecimento global. Mas como em 66,4% dos resumos não foi possível identificar uma opinião clara dos cientistas sobre o assunto, Cook e equipe decidiram então convidar um subgrupo de seus autores a classificá-los seguindo as mesmas categorias.
A grande maioria dos que responderam, 97,2%, concordou com a noção de que a maior parte do aquecimento registrado no último século foi provocado pelas emissões de gases-estufa pelo homem. Diante disso, os pesquisadores estimam que ao menos 97,1% dos cientistas climáticos corroboram a ideia. Embora a existência deste consenso não seja novidade, a pesquisa, publicada no periódico “Environmental Research Letters”, demonstrou que ele já existia pelo menos desde 1991.
Para Cook, a opinião geral sobre o aquecimento global foi sendo construída gradualmente entre os especialistas das várias áreas da ciência climática. Os primeiros a chegarem à conclusão foram os que trabalhavam no estudo das transferências radiativas, nos anos 80, seguidos dos cientistas atmosféricos, nos 90, e por fim os pesquisadores de oceanografia e da criosfera, nos anos 2000.
Cook e equipe ressaltaram ainda no artigo que a percepção do público sobre o consenso científico em torno do aquecimento global é um elemento chave para o avanço de políticas de combate às mudanças climáticas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário